Imagem
Endocardite

A endocardite é uma doença muito grave, felizmente não muito frequente, mas que pode levar o paciente a óbito se não tratada adequada e precocemente.

Caracteriza-se pela presença de uma infecção bacteriana, procedente de uma infecção à distância em uma valva comprometida com outras anormalidades clínicas. A presença de uma alteração estrutural da valva, seja ela congênita ou adquirida. pode facilitar a ocorrência da endocardite.

As manipulações cirúrgicas, principalmente as consideradas infectadas, focos infecciosos dentários, otites, ou infecções de outros órgãos como pulmão, intestino, dermatológicos, etc., podem, através da corrente sanguínea, levar e alojar essas bactérias na valva, em especial a mitral e a aórtica.

Algumas má formações congênitas como a CIV têm maior risco de desenvolver uma endocardite.



Para refletir:

"Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade. Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo." Fp 2: 13 a 15