Imagem
Valvopatias

Valvopatias são causadas principalmente pela modificação da estrutura das valvas cardíacas, na maioria das vezes secundárias a uma outra patologia. A maioria das afecções são causadas pela febre reumática, podendo ser também ocasionada por cardiopatias congênitas e pelo próprio envelhecimento. outras causas frequentes são as doenças coronarianas, o prolapso da valva mitral e as hipertensões que cursam períodos de muitos anos sem tratamento ou mal conduzidas. Nem sempre necessita de uma intervenção mais efetiva, salvo nos caso em que as alterações valvares estejam comprometendo o funcionamento normal do coração, ocasionando distúrbios hemodinâmicos importantes.

São caracterizadas pela dificuldade em abrir plenamente (estenoses) ou uma incapacidade desse fechar completamente ( insuficiência). Quando causa alterações importantes de natureza hemodinâmica e/ou estrutural, pode ser necessário a sua troca cirurgicamente, para que haja uma melhora na funcionalidade do coração.



Para refletir:

"Mortificai pois os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, o apetite desordenado, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria; pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência." Cl 3: 5 e 6