Imagem
Tireóide

A tireoide é uma pequena glândula, localizada no pescoço, com um formato que lembra uma borboleta, responsável pela produção de hormônios que fazem a regulação do metabolismo de todo o corpo humano. Produtora de tiroxina (T4) e tri iodotironina (T3), que interfere na funcionalidade dos órgãos e tecidos, como coração, cérebro, tecidos anexiais  (pele, pelos, unhas), ossos, intestinos e etc., ou seja, causa bradicardia (coração lento), taquicardia (coração acelerado), arritmias, derrame pericárdicos (líquido entre as membranas que envolvem o coração); depressão, raciocínio lento, desorientação, agitação, agressividade, diarreia ou constipação, dispepsias, queda de cabelo, unhas quebradiças, osteoporose, dores articulares, etc., variando os sintomas de acordo com o tipo de distúrbio hormonal presente (aumento ou diminuição na produção dos hormônios). seu tratamento é de fácil controle e o desaparecimento dos sintomas relacionados ao metabolismo, acontece rapidamente.

As mulheres tendem a ser as mais atingidas com esses distúrbios do que os homens. Podem apresentar cistos, nódulos ou processos inflamatórios que podem modificar a sua estrutura e o seu tamanho. Felizmente, a maioria dos nódulos e tumores localizados nessa glândula são de natureza benigna e os cistos, quando pequenos e únicos não causam nenhum transtorno à vida cotidiana dos indivíduos. 



Para refletir:

"E tu ó homem, que julgas os que fazem tais coisas, cuidas que, fazendo-as tu, escaparás ao juízo de Deus? Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento?" Rm 2:3 e 4